segunda-feira, 15 de julho de 2013

Breitiling, parceiro autêntico da aviação










A história da Breitling se iniciou em 1884, em Sant-Imier, na Suíça, com a abertura de um pequeno atelier por um jovem de 24 anos chamado Léon Breitling.  Após um tempo, com o negócio dando certo, abriu sua fábrica na vila de La Chaux-de-Fonds, na época o centro industrial de relógios suíços.



 Quando a aviação começa a despertar curiosidades em escala mundial, Gaston Breitling assume a gestão da empresa após a morte do seu pai em 1914. Logo no ano seguinte, Gaston Breitling cria o primeiro cronógrafo com pulseira, equipando milhares de pilotos com o seu primeiro instrumento de aviação de pulso. Em 1923, a Breitling apresenta o primeiro cronógrafo com pistão independente e observa com espanto e admiração o desenvolvimento da aviação, nomeadamente a travessia do Atlântico realizada por Charles Lindbergh. 






Gaston Breitling falece em 1932, e seu filho, Willy, assume a gestão da empresa. Em 1934, a Breitling introduz uma importante inovação que atribuiu ao cronógrafo a sua atual configuração: um segundo botão de reinício que permite a medição sucessiva de vários espaços de tempo curtos. Em 1935, a aviação atinge o auge da sua popularidade e, no ano seguinte, a Breitling se torna fornecedora oficial da Royal Air Force. Em 1942, a empresa inicia outra parceria, agora com as Forças Armadas dos Estados Unidos da América. 




Em 1962, o astronauta Scott Carpenter parte para uma viagem orbital a bordo da Cápsula Aurora 7 com um cronógrafo “Cosmonaute” no pulso, inaugurando assim mais uma novidade da Breitling – um relógio com 24 em vez de 12 horas no mostrador – e um modelo que passou a ser produzido para a gama “Navitimer”.
Em 1979, Willy Breitling vende a marca a Ernest Schneider, que além de fabricante de relógios, era piloto e especialista em microelectrónica.
Num esforço conjunto com a Força Aérea Italiana, a Breitling cria, em 1984, o cronógrafo mecânico “Chronomat” que se torna um dos modelos mais populares de sempre, graças à sua caixa majestosa e régua de cálculo giratória. Em 1985, a Breitling apresenta mais um bestseller – pioneiro na sua época, o “Aerospace”, produzido em titânio, seduz por ser um cronógrafo electrónico multifuncional. 




Uma década depois, a Breitling volta a surpreender com o lançamento do “Emergency”, um relógio multifuncional com um micro-emissor de socorro que funciona na frequência de emergência da aviação – a 121,5 MHz. Segundo reza a história, dois pilotos britânicos – Steve Brooks e Hugh Quentin-Smith – foram resgatados graças aos seus relógios Breitling Emergency depois de o seu helicóptero se ter despenhado na Antárctica. Não precisa de ser um piloto para adquirir este relógio, mas terá de assinar um termo de responsabilidade para não accionar o dispositivo de emergência numa situação que não é urgente. 





Em 1998, a Breitling lança o modelo B-1, o cronógrafo multi-funções mais completo que a marca suíça já produziu, devido ao micro-processador embutido. Em 2001 é feito um novo avanço com a introdução do “Super Quartz” no processo de produção, que permite movimentos dez vezes mais rápidos do que os quartzos normais. Com este feito, a Breitling impõe-se enquanto marca de referência, sendo a única cujos movimentos electrónicos conseguem cumprir com as exigências do Controlo Oficial Suíço de Cronómetros. 


 




Entre 2001 e 2003, a Breitling foi patrocinador oficial da Equipa Bentley no circuito 24 Horas de Le Mans, tendo criado, em sequência desta parceria, um relógio de edição limitada – o Breitling Bentley 24 Le Mans.

 















Desde 1884, a marca fabrica modelos exclusivamente masculinos. Abaixo mostramos mais alguns:















  




















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