segunda-feira, 8 de julho de 2013

Blancpain, estilo preservado.








A Blancpain  foi fundada em 1735 por Jehan-Jacques Blancpain e desde então, a marca tem contribuído para o desenvolvimento da relojoaria mecânica, conservando as habilidades tradicionais do seu fundador.
Tudo começou quando, no início do século 18, Jehan-Jacques Blancpain percebeu o potencial de uma atividade completamente nova: a relojoaria. Ele fundou a marca Blancpain, com a criação da sua primeira oficina no andar superior da sua casa, em Villeret, no atual Bernese Jura. Ao registar o seu nome no registo oficial da propriedade do município de Villeret, este pioneiro tinha criado um estabelecimento que agora é mais antiga marca do mundo da relojoaria.

Os relógios Blancpain tiveram grande sucesso desde os primeiros anos, e os herdeiros de Jehan-Jacques Blancpain souberam perpetuar a sua experiência. Com os recursos da sua experiência, na metade do século 19, a Blancpain tinha se tornado a empresa mais substancial de Villeret.
Na segunda metade do século 19, como a industrialização tomou conta, os preços dos produtos de relojoaria foram caindo e muitas oficinas estavam destinadas a fechar.

Até o ano de 1932 a manufatura foi gerida por membros da família.  A partir dali, viu o fim da gestão da família na empresa, que já durava mais de dois séculos.
A última herdeira, Berthe-Nellie, não quis entrar no mundo da relojoaria e no ano seguinte, dois membros do pessoal que tinham sido mais próximos da família, Betty Fiechter e André Leal, compram o negócio. Como não havia mais nenhum membro da família Blancpain no controle da empresa, os dois sócios eram obrigados por lei a mudar o nome da empresa.
A partir dessa altura, a empresa seria chamada de "Rayville SA, succ. De Blancpain", ou "Rayville". Por esse motivo, considera-se a Vacheron Constantin como a manufatura com mais tempo em atividade ininterrupta. A Blancpain é considerada a relojoaria mais antiga em tempo de fundação.
Apesar desta alteração do nome, a identidade foi perpetuada e as características da marca foram preservadas.




Abaixo, alguns modelos da marca:



Calendrier Chinois Traditionnel

 






Chronographe Flyback Quantième Perpétuel







8 Jours Manuelle





Demasquinée







Semainer Grande Date 8 Jours







Tourbillon 8 Jours









Tourbillon Squelette 8 Jours







Em 1983, o nome Rayville-Blancpain foi vendido a Jacques Piguet, filho de Frédéric Piguet e diretor da empresa do mesmo nome, e Jean-Claude Biver. A empresa estabeleceu a produção em Le Brassus, no Vale do Joux, e a partir de então voltou a ter o nome de Blancpain SA. Foi o início de um novo capítulo para Blancpain. Atualmente a marca pertence ao Swatch Group.

Nenhum comentário:

Postar um comentário