Pierre Jaquet Droz nasceu em 1721, numa pequena
fazenda em La Chaux-de-Fonds. Ele começou a ter um interesse sério em
relojoaria e engenharia de precisão por meio de seus familiares.
De 1738 a 1747, Pierre Jaquet Droz se dedica inteiramente ao trabalho de relojoaria. Ele realiza uma série de linhas de longa reta, cujos movimentos cada vez mais sofisticados começam a despertar o interesse de uma rica e exigente clientela.
Firmemente ancorado na vida profissional, em 1750, casou-se com Marianne Sandoz. Logo após o nascimento de seus dois primeiros filhos - Julie em 1751 e Henry-Louis em 1752, Pierre Jaquet Droz perdeu sua esposa e filha em 1755. Ele nunca mais se casou e se dedicou ao seu trabalho de relojoeiro. Em seguida, um encontro mudaria o curso de sua vida e nortearia a sua carreira internacional.
Ele conheceu Lord Marshal, o governador do Principado de Neuchâtel, que o aconselhou a fazer o seu trabalho em outro país, mais precisamente Espanha. Com este apoio, Pierre Jaquet Droz, seu padrasto e Jacques Gevril, um jovem trabalhador, construíram um carrinho especial, projetado para o transporte de seis relógios e foram para a Espanha em 1758.
Retornaram a La Chaux-de-Fonds, em 1759, com uma grande soma de dinheiro trazida da Espanha, que Pierre Jaquet Droz utilizou para se dedicar inteiramente à fabricação de relógios. Então, ele começou a trabalhar, juntamente com seu filho Henry-Louis e Jean-Frédéric Leschot, que Droz considerava como seu filho adotivo, filho de um vizinho que hospedam após a morte de sua mãe. Este seria o começo de uma associação estreita e frutuosa.
Em 1774, Pierre Jaquet Droz tomou a decisão de estabelecer uma oficina em Londres, a cidade da indústria e comércio de excelência. Ele confiou a gestão dos negócios a seu filho Henry-Louis. Completamente exausto por suas viagens, Henry Louis passa uma parte das suas responsabilidades a Jean-Frédéric Londres Leschot. Este é especificamente responsável por abrir as portas do mercado do Extremo Oriente e por muitos anos manter a representação de Jaquet Droz na China, Índia e Japão.
Durante dez anos, a empresa continua a expandir-se. Ela vende relógios no mundo e especialmente na China. Mas o clima severo de Londres afeta a saúde já precária de Henry-Louis. Dessa forma, em 1784, ele decidiu se estabelecer em Genebra, uma cidade que aprecia a vida artística e literária. Ele foi logo acompanhado por Jean-Frédéric Leschot e ambos decidem prosseguir com o negócio, introduzindo ao mesmo tempo a produção de alta complicação relojoeira.
Assim, em 1784, Pierre e Henry Louis Jaquet-Droz estão à frente de três centros de produção e lucro: uma em La Chaux-de-Fonds, a segunda em Londres e a terceira dedicada à relojoaria pequeno volume, em Genebra. A partir de 1788, a marca caiu no esquecimento.
A seguir peças sensacionais: