quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Bulova, a história que se confunde com a da indústria de relógios








A Bulova foi fundada em 1875 por Joseph Bulova, um imigrante da Tchecoslováquia que em 1870 foi morar nos Estados Unidos. Joseph trabalhou por cinco anos na empresa Tiffany e Young & Ellis, e aos 23 anos de idade abriu uma joalheria de pequeno porte na área de Maiden Lane em Nova York. Essa área se localizava próximo a Wall Street, local onde se concentrava a indústria joalheira da cidade.


Com o crescimento de sua empresa, Joseph mudou sua sede para um endereço de muito prestígio, o número 580 da 5ª Avenida, onde pouco tempo depois ele instalou o Observatório Bulova: foi o primeiro observatório instalado no alto de um arranha-céu, comandado por um matemático da época que registrava todas as suas observações eletronicamente, muito avançado para aquela época, e as enviava para um conógrafo instalado a dezenas de metros abaixo, orientando todos os relojoeiros de sua empresa na manutenção de uma hora precisa.


Foi somente em 1911, que ele começou a produzir e vender relógios de mesa e de bolso. No ano seguinte, a empresa inaugura sua primeira fábrica para produzir componentes de relógios na cidade de Bienne, Suíça. O grande sucesso de seus produtos se devia ao fascínio que Bulova tinha pela horologia, ciência que estuda a medição do tempo e pesquisa de instrumentos para medi-lo.


O nome BULOVA WATCH COMPANY foi adotado oficialmente em 1923, época em que a empresa revolucionou a indústria de relógios produzindo cada parte do relógio com extrema precisão. Nesta altura a BULOVA atingiu um nível de padronização e precisão tão grande que foi a primeira a fabricar relógios que podiam intercambiar entre si peças de modelos diferentes. Em 1924 é lançada a primeira linha de relógios femininos. Dois anos depois a marca veicula seu primeiro comercial de rádio nacionalmente com o slogan “At the tone, it’s 8 PM, B-U-L-O-V-A watch time”. Pouco depois, em 1926, a BULOVA introduziu no mercado o primeiro rádio relógio do mundo. Os primeiros relógios elétricos foram produzidos em 1931, incluindo os relógios para serem usados em paredes, lojas, janelas, terminais e prédios de escritórios. No dia 1 de julho de 1941, a empresa lançou um o primeiro comercial para televisão do país: uma foto simples de um relógio e um mapa dos Estados Unidos, com o locutor dizendo a frase “America runs on Bulova time”. O comercial com 20 segundos de duração e exinido antes um jogo de baseball entre o Brooklyn Dodgers e Philadelphia Phillies, custou míseros US$ 4.


O empenho da BULOVA se refletiu com o ganho de prestígio de seus relógios e com o convite da NASA, na década de 60, para construir mecanismos de precisão usados nas missões espaciais da agência. Por esse motivo, os primeiros homens na Lua levavam consigo tecnologia desenvolvida pela BULOVA. Essas inovações usadas no espaço ajudaram a analisar o movimento da Terra tendo como referência outras estrelas além do sol, aumentando a precisão e descobrindo que um dia sideral tem exatamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. Na década de 70 a empresa foi adquirida pela Loews Corporation. Nos anos seguintes a marca apresentou inovações, não somente em termos tecnológicos, mas também na área de design de seus relógios. No dia 10 de janeiro de 2008, a BULOVA foi comprada pela Citizen por US$ 247 milhões, se tornando uma subsidiária da empresa japonesa. Hoje os relógios Bulova, como todo relógio de altíssima precisão, são fabricados na Suíça; No Brasil os relógios Bulova são distribuidos pela Magnum relógios.



Vejamos modelos masculinos:

















































E femininos: